14.10.04

Ghost in the Shell (1996) - Português

Este filme é daqueles que eu quero ver mais do que três vezes. A nível de história está muito bem construída, mas difícil de acompanhar à primeira.


O visual "manga" também é muito original, com um ambiente escuro à la Blade Runner, sem aquelas mariquices e caretas conhecidas do Dragon Ball, Pokémon, etc. Atenção que Ghost in the Shell foi feito ANTES do Matrix, e então as filosofias por detrás do filme são originalíssimos, matenham isso na mente ao longo do filme, porque vão se encontrar em situações de "oh! isto é igual ao matrix!".

A filosofia/questão do GITS é a separação máquina/humano, e a definição da própria Vida. Como o filme passa-se no futuro próximo, a raça humana tem cada vez mais introduzido implants cybernéticos para dentro dos seus próprios corpos. Aliás, os principais são autênticos robots, apenas com vestígios de cérebro humano restante.

Como não quero estragar o filme vou apenas dar indícios das questões que voçês vão fazer ao ver esta obra de arte:
- Como se define a vida? É a autoconsciencia? Será que uma maquina pode chegar a ser autoconsciente? É o facto de termos células humanas?

- Quais são os direitos de um ser vivo? Podemos eventualmente atribuir esses direitos a uma máquina?

- No futuro, quando tivermos ligações directas do nosso cérebro para a internet, como é que nos vamos defender contra hackers? Seria possível um hacker mudar/criar/apagar as nossas memórias e então vivermos numa experiência virtual?

Vejam o filme, é excelente.

2 comments:

Anonymous said...

Células Humanas são feitas de matéria que são compostos por atomos os quais tambem figuram nos materiais de que são feitas as máquinas! Penso que será realmente uma questão de auto-consciencia e capacidade REAL de adaptação!

Quanto ao meu cerebro ligado a uma rede de qualquer especie.... Não de todo!!! "To every lock there is a key.", e eu não quero sequer dar hipotese a alguem de ter a MINHA "chave"

ASS: "I love my toyota"

Anonymous said...

Um grande filme sem duvida e o que posto aqui é aplicavel á sequela! As máquinas julgo que nunca terão consciência! Podem aprender, podem esquecer, podem simular quase todos os sentimentos humanos consoante algoritmos, esses que por mais perfeitos que sejam nunca (ou pelo menos a probabilidade de isso acontecer é minima, mesmo infima), adquirirão a consciencia de que são máquinas ou programas ou pedaços de código! Falo na forma não de um céptico mas formando a opiniao baseado no meu conhecimento da tecnologia actual, não muito,(não tou no MIT... mas QUASE!!! :D FCUP powa)

Quando á possivel ligaçao de um cerebro humano a uma rede de cerebros ou mesmo ligada á Internet, eu não deixaria o meu cerebro assim ao acaso... Por muito seguro que fosse o sistema de tranferencia para todas as fechaduras existe uma chave... E o meu cerebro vale demais para eu sequer por a hipotese de alguem ter essa "chave"

Abraço
"I Love my toyota"

 
ss_blog_claim=e1f9e5fd0ea9078168878a791f7c6a58