20.9.08

California Dreamin' (2007) - Português

Cristian Nemescu realizou aqui um trabalho fenomenal que muda perspectivas, dá que pensar ao espectador e que tem argumentos para mudar opiniões. A inacabada obra prima California Dreamin' foi o seu último filme antes de um trágico acidente fatal em 2006. Ganhou o Prix un certain Regard no Festival de Cannes 2007.

California Dreamin' tem como cenário uma vila em Romênia, e é baseado numa história verídica. Em 1999, durante o bombardeamento da NATO em Jugoslávia, um comboio com equipamento radar necessário em Kosovo passa por Romência e é parado numa vila pequena na Planície Bărăgan (no filme, a vila chama-se Căpâlniţa) por falta de documentos.

Sendo que o comboio está ocupado por soldados americanos, a vila faz um esforço para fazer com que os hóspedes sejam bem-vindos, enquanto o chefe da estação de combóios faz tudo para manter o combóio imóvel. Ao que parece, soldados Russos levaram os seus pais (por serem apoiantes dos Alemães) no fim da 2ª Guerra Mundial antes da chegada dos Americanos, e, de facto, os Americanos nunca vieram. Então o chefe de estação insiste em manter parado o comboio o máximo de tempo possível, para atenuar de alguma forma a perda dos seus pais.

Achei intrigante a perspectiva mostrada da vida rural na Romência, e o seu contraste com a cultura Americana. Os soldados americanos ficam felizes em conheçer as raparigas jeitosas, enquanto o commandante fumega e bufa de um lado para outro a tentar por o comboio no seu caminho.

À medida que os americanos são absorvidos pela vida rústica, o governante da vila desenvolve boas relações com o commandante e juntos tentam incitar uma revolta contra o chefe da estação, com a promessa de apoio americano se algum tiro fosse disparado. Os americanos deixam a vila na manhã da revolta, eles não aparecem para ajudar, dando origem a uma pequena guerra caótica e algumas mortes. Todas as raparigas com intenções de acompanhar os americanos são deixadas para trás.

O que está presente desde o início é a simpatia dos aldeões, a critica à moda americana e as suas políticas em relações internacionais, e a passagem do testemunho da responsibilidade dentro da burocracia Romena. Suponho que a ultima ironia é a revelação que o radar é instalado duas horas depois da assinatura de um cerrar fogo com a Jugoslávia. Interessante e provocativo. 8/10

No comments:

 
ss_blog_claim=e1f9e5fd0ea9078168878a791f7c6a58