17.9.08

Promise Me This (2007) - Português

Se ainda não ouviste falar do realizador Servio Emir Kusturica ou dos filmes fenomenais Gato Preto, Gato Branco, Arizona Dream, Underground, ou A Vida é Um Milagre; tenho imensa pena em dizer, tens vivido debaixo de uma pedra.


Promise Me This é a história apaixonada do neto (Cane) de um velho agricultor e a sua viagem para a desconhecida área urbana perto da sua vila (cidade de Užice) para vender a sua vaca, e trazer de volta uma esposa. Cane encontra-se com os seus irmãos perdidos e eles juntos declaram uma mini-guerra violenta contra o vilão gangster da cidade.

O filme resume-se a uma série de eventos espectaculares: tiroteios, cenas de amor, palhaçadas bêbedas e situações ridículas; fãs de Kusturica vivem para estas cenas, como animais vestidos, violencia extrema, personagens hilariantes e coincidências improváveis. Quem conheçe os filmes dele sabe que estes elementos existem ao longo da filmografia dele, e que prometem risos até doerem as bochechas.

O que eu julguei interessante foi o contraste apresentado por Kusturica na forma de vida rural/urbano na Sérvia, algo que nem sempre estava presente nos filmes anteriores. Neste filme é obvia a inocência de Cane em relação à vida urbana, e como as suas ideias e virtudes chocam e adaptam-se à cidade. Por exemplo, ele nunca viu tantas mulheres, e acha que é razoável tentar comprar uma esposa. O resultado é de partir o coco, e dá oportunidade de reflectir sobre a vida quotidiana na Sérvia.

O filme estreiou em 2007 no 60º Festival Anual de Cannes.

No comments:

 
ss_blog_claim=e1f9e5fd0ea9078168878a791f7c6a58